Como fazer uma redação para o enem

Um texto de redação pode ser escrito a partir de algumas técnicas especiais. Observe, por exemplo, os critérios utilizados para avaliar uma redação do Enem e aprenda a criar uma redação para passar nesse processo seletivo:

Critérios de uma redação para o Enem

  1. Critério 1: Demonstre domínio da norma padrão da língua escrita. 
  2. Critério 2: Compreenda a proposta da redação e aplique conceitos das várias áreas do conhecimento (como explicitado neste artigo do colégio Santo Agostinho) para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo . 
  3. Critério 3: Selecione, relacione, organize e interprete as informações, os fatos, as opiniões e os argumentos em defesa de um ponto de vista. 
  4. Critério 4: Demonstre conhecimento dos mecanismos. linguísticos necessários à construção de uma argumentação. 
  5. Critério 5: Elabore uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando, é claro, os direitos humanos.

A primeira etapa de uma redação é analisar bem a proposta do tema e verificar o que foi pedido: texto narrativo, dissertativo ou uma carta. O tema pode ser bem variado, com por exemplo, como aprender a importar. A partir do material oferecido pela banca faça o maior número de associações possíveis com leituras prévias e fatos importantes, sem esquecer de anotar tudo em um rascunho. O uso exclusivo do material da prova pode denotar total desconhecimento sobre o tema proposto. As informações que você trouxer no seu texto têm peso maior quando vindas de outros meios além daquele oferecido na prova.