As Notas Musicais com Salt

nota musicalTalvez você nunca tenha reparado, mas as notas musicais são os desenhos mais comuns e reconhecidos do mundo. Observe, por exemplo, a partitura. A representação por partitura é universal, ou seja, todo e qualquer músico reconhece e sabe ler uma partitura em qualquer lugar do mundo. E não é por menos, afinal imagine se a escrita de uma música dependesse da língua da pessoa que estivesse escrevendo. Seria muito difícil um músico reproduzir algo que tivesse sido inventado por uma pessoa do outro lado do mundo. Essa universalidade permite que os músicos toquem com salt, ou seja, que eles as notas musicais são tocadas com feeling, com emoção. Você conhece a expressão “sem sal”? Pois bem, é exatamente disso que estamos falando!

O que as notas musicais tem a ver com educação?

A educação de uma pessoa pode ser determinada pela quantidade de informações que ela recebeu ao longo da vida e armazenou o conteúdo, a ponto de colocá-lo em prática. Desse ponto de vista, se a pessoa estudou um pouco sobre música, certamente a primeira coisa, ou uma das primeiras coisas que aprendeu foram justamente as notas musicais. Essas notas podem ser representações em forma de cifras, desenhos, tablaturas, ou então a própria partitura, como já mencionamos.

A educação musical é uma das coisas mais importantes que uma pessoa pode aprender, pois ao mesmo tempo em que a pessoa está aprendendo cultura e inovações, está exercitando uma parte do cérebro que não seria utilizada de outra forma, e essa é uma parte que estimula o raciocínio lógico.

Créditos: Descomplicando a Música